Vamos falar um pouco hoje sobre viagens (para distrair a mente). Durante o teórico pós carnaval, quinta e sexta, eu e meus pais fomos a um dos destinos que eu mais tinha vontade de conhecer, Ouro Preto.
Resumindo muito da sua história, Ouro Preto foi a primeira cidade brasileira a ser declarada patrimônio da humanidade pela Unesco. Surgiu no século XVII com a descoberta do ouro no estado de Minas (lembrando que nessa época o Brasil era uma colônia) com o nome de Vila Rica.
A cidade de Vila Rica foi durante um tempo a capital da capitania das Minas Gerais (só depois foi transferida para Belo Horizonte). Era o polo cultural e intelectual da colônia. A história artística da cidade começa no Barroco, um estilo ligado a religiosidade e marcado pelos contrastes, como o escuro e o claro, o conflito entre sagrado e profano, mundano e celeste. Podemos observar o estilo nas diversas igreja espalhadas pela cidade, com obras de Aleijadinho e Mestre Ataíde. É legal notar também a diferença entre o Barroco Tradicional e o Rococó, que como o segundo nome já diz, tem mais "enfeites", o guia me explicou que é como se o Barroco fosse a roupa e o Rococó o brinco, os cordões. Depois houve também o Arcadismo que teve seus grandes nomes do Brasil na cidade, cá entre nós, é um dos meus períodos literários favoritos, apesar de todo mundo achar um saco. Ele surge na época na qual a Europa começa a se tornar urbana e foi um movimento que queria fugir disso, tinha várias referências pagãs e tinha 3 ideais: carpe diem (aproveite o momento), fugere urbem (fuga da cidade) aurea mediocritas (que dava um sentido de viver com o corpo). Tenho a sensação que esqueci de algum dos ideais. Para falar um pouquinho mais, fomos na casa da Marília de Dirceu que é bem bacana. Para falar um pouco mais sobre como a cidade é fantástica, também foi lá que ocorreu a Inconfidência Mineira, considerada a primeira tentativa de independência brasileira. O movimento foi encabeçado por membros da elite e de intelectualidade, muitos arcadistas faziam parte. Foi inspirada na Independência Americana e também na Revolução Francesa e no Iluminismo. O movimento foi delatado por um dos integrantes, que eu esqueci o nome agora, e Tiradentes foi decapitado, ou outros presos ou exilados, ao contrário do que se pensa, é possível que Tiradentes tenha sofrido a pena mais dura, não por ser uma liderança, mas sim por ser o mais simples de todos os inconfidentes. Durante a República Velha, passou a ser retratado com um herói nacional e também a ser relacionado com a figura de Jesus Cristo.
Acho que esses são alguns dos motivos pelos quais amei a cidade, que além de tudo é toda antiguinha e está em ótima conservação. A arquitetura é uma graça.
Falando um pouco da parte mais "turistada", ficamos num hotel bem legal chamado "Pousada Clássica", ok não é um hotel. É bem aconchegante, o atendimento é bom e tem um detalhe que achei lindo, eles oferecem um chá da tarde incluído na diária, que é quase que um café da manhã reduzido, tem pães, manteiga, geleia, salgados, bolos, frutas, café, água, e é claro, chá. Fomos também em dois restaurantes bem bons, mas esqueci o nome, então não vou poder fazer a recomendação. Quero voltar lá assim que possível, me apaixonei completamente.
Uma coisa que me deixou bastante pensativa foi sobre o fato da gente não valorizar nossa própria história, temos um tesouro aqui, no Brasil e poucas pessoas que conheço tem interesse nesse tipo de passeio.
Caso já tenha ido, diga aqui sua impressão, será ótimo.
NOTA: as fotos de má qualidade são do meu celular, desculpe por nãoo ter melhores
NOTA: as fotos de má qualidade são do meu celular, desculpe por nãoo ter melhores
5 comentários:
Ótimo texto Juliana! Espero que você tenha aproveitado. Agora só falta sua vinda pra Porto Seguro!
Estamos nos organizando, vamos ficar no seu quarto
No celular, fiquei confusa. Comentei no post certo, será?
( em tempo: Lilitchmaia = Timsilianskaya, sua tia russa )
Muito bom.
Obrigada Ana Maria :) e Lilitchmaua, não entendi muito bem
Postar um comentário