terça-feira, 23 de fevereiro de 2016

  Vamos falar um pouco hoje sobre viagens (para distrair a mente). Durante o teórico pós carnaval, quinta e sexta, eu e meus pais fomos a um dos destinos que eu mais tinha vontade de conhecer, Ouro Preto. 
  Resumindo muito da sua história, Ouro Preto foi a primeira cidade brasileira a ser declarada patrimônio da humanidade pela Unesco. Surgiu no século XVII com a descoberta do ouro no estado de Minas (lembrando que nessa época o Brasil era uma colônia) com o nome de Vila Rica. 
    A cidade de Vila Rica foi durante um tempo a capital da capitania das Minas Gerais (só depois foi transferida para Belo Horizonte). Era o polo cultural e intelectual da colônia. A história artística da cidade começa no Barroco, um estilo ligado a religiosidade e marcado pelos contrastes, como o escuro e o claro, o conflito entre sagrado e profano, mundano e celeste. Podemos observar o estilo  nas diversas igreja espalhadas pela cidade, com obras de Aleijadinho e Mestre Ataíde. É legal notar também a diferença entre o Barroco Tradicional e o Rococó, que como o segundo nome já diz, tem mais "enfeites", o guia me explicou que é como se o Barroco fosse a roupa e o Rococó o brinco, os cordões. Depois houve também o Arcadismo que teve seus grandes nomes do Brasil na cidade, cá entre nós, é um dos meus períodos literários favoritos, apesar de todo mundo achar um saco. Ele surge na época na qual a Europa começa a se tornar urbana e foi um movimento que queria fugir disso, tinha várias referências pagãs e tinha 3 ideais: carpe diem (aproveite o momento), fugere urbem (fuga da cidade)  aurea mediocritas (que dava um sentido de viver com o corpo). Tenho a sensação que esqueci de algum dos ideais. Para falar um pouquinho mais, fomos na casa da Marília de Dirceu que é bem bacana. Para falar um pouco mais sobre como a cidade é fantástica, também foi lá que ocorreu a Inconfidência Mineira, considerada a primeira tentativa de independência brasileira. O movimento foi encabeçado por membros da elite e de intelectualidade, muitos arcadistas faziam parte. Foi inspirada na Independência Americana e também na Revolução Francesa e no Iluminismo. O movimento foi delatado por um dos integrantes, que eu esqueci o nome agora, e Tiradentes foi decapitado, ou outros presos ou exilados, ao contrário do que se pensa, é possível que Tiradentes tenha sofrido a pena mais dura, não por ser uma liderança, mas sim por ser o mais simples de todos os inconfidentes. Durante a República Velha, passou a ser retratado com um herói nacional e também a ser relacionado com a figura de Jesus Cristo. 
Acho que esses são alguns dos motivos pelos quais amei a cidade, que além de tudo é toda antiguinha e está em ótima conservação. A arquitetura é uma graça. 
    Falando um pouco da parte mais "turistada", ficamos num hotel bem legal chamado "Pousada Clássica", ok não é um hotel. É bem aconchegante, o atendimento é bom e tem um detalhe que achei lindo, eles oferecem um chá da tarde incluído na diária, que é quase que um café da manhã reduzido, tem pães, manteiga, geleia, salgados, bolos, frutas, café, água, e é claro, chá. Fomos também em dois restaurantes bem bons, mas esqueci o nome, então não vou poder fazer a recomendação. Quero voltar lá assim que possível, me apaixonei completamente.
    Uma coisa que me deixou bastante pensativa foi sobre o fato da gente não valorizar nossa própria história, temos um tesouro aqui, no Brasil e poucas pessoas que conheço tem interesse nesse tipo de passeio.
      Caso já tenha ido, diga aqui sua impressão, será ótimo.
NOTA: as fotos de má qualidade são do meu celular, desculpe por nãoo ter melhores






5 comentários:

Vinícius disse...

Ótimo texto Juliana! Espero que você tenha aproveitado. Agora só falta sua vinda pra Porto Seguro!

/Juliana/ disse...

Estamos nos organizando, vamos ficar no seu quarto

Anônimo disse...

No celular, fiquei confusa. Comentei no post certo, será?
( em tempo: Lilitchmaia = Timsilianskaya, sua tia russa )

Ana Maria Auler M.Peres disse...

Muito bom.

/Juliana/ disse...

Obrigada Ana Maria :) e Lilitchmaua, não entendi muito bem

Quem sou eu

Minha foto
Dragão segundo o horóscopo chinês. Nascida no Rio, mas criada em Petrópolis (ainda bem). Além de querer ser professora, sonha em fazer muitas (MUITAS) coisas. Mas enquanto o dia não tem 72 horas, milita por um mundo melhor, escreve, tenta desenhar e bebe mate. Acredita plenamente no poder transformador do palco, dos animais e da educação.