quarta-feira, 30 de setembro de 2015

Nós e os Outros - parte 5 - Classes Sociais

   Classe, desigualdade, tá aí um assunto bem complexo que vou me meter a dar opinião. Nossa sociedade é dividida em classes, sempre foi, mas no atual sistema no qual vivemos, o famoso capitalismo essas classes se dividem mais ou menos (bem mais ou menos) em produtores e detentores dos meios de produção, basicamente, donos  e trabalhadores. No início esses trabalhadores eram obrigados a exercer seus serviços em condições muito precárias, sem nenhum direito e ao longo do tempo eles vem lutando muito para conquistar seus direitos. 
     Muito por conta desse embate, surgiu um preconceito muito presente no nosso dia a dia, e muito pouco falado dado a sua relevância, conhecido como Preconceito Social. Nossas diferenças não estão só na nossa casa e nos nossos bens (ou falta deles), está nos lugares que frequentamos, programas que assistimos, músicas que ouvimos, lugares que frequentamos, coisas que comemos, o jeito que nos relacionamos, nossas oportunidades, interesses, etc. Claro, não é o único determinante de quem somos, mas tem uma grande influência.
   Por causa da nossa incapacidade de enxergar o outro, principalmente numa situação mais vulnerável que a próxima, e entre outros motivos (além de todos os mecanismos desenvolvidos pelo capital para manter a miséria), acabamos segregando os mais pobres e tomando atitudes muito complicadas e equivocadas, como ver um jovem negro mais pobre numa praia e achar logo que é um assaltante. 
       Sei que é complicado nos vermos no lugar do outro, mas sabe, eles são, antes de qualquer coisa, seres humanos, e deixá-los a margem da sociedade não faz bem a ninguém. Lutar por um mundo melhor para todos é nossa obrigação. Gandhi (maravilhoso) disse uma vez que o pior tipo de violência é a miséria, e ele estava certo pois ela faz com que muitos vivam em uma condição de sobrevivência, estejam mais propícios a outras formas de violência, além a pobreza ser um amplificador para os outros preconceitos.

O filme que recomendarei será Machuca, um filme chileno bem legal que fala da amizade de dois garotos bem diferentes.
Cena do filme Machuca 

FONTE DAS IMAGENS

Nenhum comentário:

Quem sou eu

Minha foto
Dragão segundo o horóscopo chinês. Nascida no Rio, mas criada em Petrópolis (ainda bem). Além de querer ser professora, sonha em fazer muitas (MUITAS) coisas. Mas enquanto o dia não tem 72 horas, milita por um mundo melhor, escreve, tenta desenhar e bebe mate. Acredita plenamente no poder transformador do palco, dos animais e da educação.