sexta-feira, 17 de abril de 2015

Nós e o Diferente - parte 4 - Raça?

   Até mais ou menos 100 anos atrás (aproximando porque fiquei na dúvida da data) nós, humanos, éramos divididos por raças, como cães. As pessoas também se tratavam MUITO diferente dependendo de como fosse sua pele, seu cabelo, e indo mais além até suas feições. Muitas coisas (muito ruins) foram feitas com esse princípio, como o Apartheid na África do Sul, e também o Imperialismo (que foi justificado com base na teoria de que os europeus seriam superiores aos asiáticos e africanos). É tanta loucura que odiaríamos alguém só pela cor de pele dela, pele, que tomamos sol e muda de cor. 
    Apesar de tão absurdo e irracional, o racismo é uma situação que vemos em MUITOS países, até mesmo no Brasil (não pretendo entrar em uma questão mais complexa, quem sabe em outra postagem). O fato é que seja lá qual for a causa, origem, justificativa, racismo (em nosso país pelo menos) é crime, e deveria ser tratado como tal. 
   Sou bem "politicamente correta", ai como detesto esse termo, com esse negócio de preconceito. Gente, não faz sentido não gostar de alguém pela sua cor, aparência, ou origem. Não leva a lugar nenhum, e é uma coisa tão TÃO secundária numa pessoa.
    Porque na verdade, na verdade mesmo, o que importa é o que está dentro, um baita clichê, mas é verdade. Não devemos tratar ninguém diferente pela cor dele, não importa quem seja.
    Para esse tema tenho vários filmes para recomendar, todos eles conhecidos, mas valem a pena:

Escritores da Liberdade (recomendo fortemente, e um dia perciso falar SÓ desse filme)


FONTE DA IMAGEM:

Nenhum comentário:

Quem sou eu

Minha foto
Dragão segundo o horóscopo chinês. Nascida no Rio, mas criada em Petrópolis (ainda bem). Além de querer ser professora, sonha em fazer muitas (MUITAS) coisas. Mas enquanto o dia não tem 72 horas, milita por um mundo melhor, escreve, tenta desenhar e bebe mate. Acredita plenamente no poder transformador do palco, dos animais e da educação.