terça-feira, 10 de fevereiro de 2015

Nós e o Diferente - parte 2 - Nossas Crenças e Descrenças

   Existem milhares de religiões no mundo. Cada qual com suas crenças e tradições.Infelizmente, não posso falar sobre todas porque minha ignorância não me permitiria.

    Fui criada dentro de uma família católica, e desde de pequena ouço alguns deles falando mal de evangélicos, kardecistas, umbandistas, seguidores do candomblé (costumam julgar os dois como a mesma coisa e chamar simplesmente de "macumba"), além dos muçulmanos, judeus, ateus, etc. 

    Ser religioso ou não é uma opção, e não faz de ninguém superior, apenas diferente (apesar de ser muitas vezes uma diferença difícil de lidar). A religião é uma forma de buscar ser uma pessoa melhor (ao meu ver), mas não é a única. 
    Temos uma visão muitas vezes limitada sobre o assunto (eu inclusive). Ateus são chatos, cristãos certinhos, budistas não se estressam nunca, islâmicos são terroristas, judeus são ricos, umbanda, candomblé e quimbanda são a mesma coisa, pagãos adoram o demônio, santo daime é só 
gente louca, e por aí vai. Mas o undo não funciona assim. As pessoas, mesmo tendo as mesmas crenças ou descrenças, são diferentes. Cada um segue o caminho que acredita, e no caso da pessoa religiosa, que a trás paz de espírito. 
   O importante, como digo, é "não encher o saco", respeitar quem pensa diferente. Pois não é a fé ou a falta dela que faz mal ao mundo, e sim o desrespeito com o próximo.










FONTE DAS IMAGENS 











Nenhum comentário:

Quem sou eu

Minha foto
Dragão segundo o horóscopo chinês. Nascida no Rio, mas criada em Petrópolis (ainda bem). Além de querer ser professora, sonha em fazer muitas (MUITAS) coisas. Mas enquanto o dia não tem 72 horas, milita por um mundo melhor, escreve, tenta desenhar e bebe mate. Acredita plenamente no poder transformador do palco, dos animais e da educação.