Mostrando postagens com marcador Reflexões. Mostrar todas as postagens
Mostrando postagens com marcador Reflexões. Mostrar todas as postagens

quarta-feira, 15 de junho de 2016

Realizando sonhos


    Temos que sonhar grande, não, não é um incentivo, é algo que é imposto para nós diariamente. É claro que nossos sonhos precisam se encaixar em um padrão, somos uma sociedade baseada em padrões, e isso não é algo exatamente bom.

     Mas vamos voltar ao que eu queria falar, quais devem ser nossos sonhos? Basicamente, coisas que envolvam ter dinheiro e o dito sucesso, há em um livro não tão bom de um autor que nem gosto muito uma reflexão que ajuda bastante a entender o nosso mundo, é mais ou menos assim, a gente tem que estudar para entrar numa faculdade legal, para conseguir um bom emprego, e ter uma boa casa, para que nossos filhos possam estudar e ir para uma faculdade legal, e conseguir um bom emprego. Agora, usando a reflexão de um professor de filosofia que tive no ensino médio, na vida nós temos vários momentos "yupi" (acho que não era essa a palavra que ele usava), quando aprendemos a ler, fazemos "yupi", quando saímos a primeira vez sozinhos, fazemos "yupi", quando damos nosso primeiro beijo, fazemos "yupi", mas em todos esses momentos, estávamos sendo condicionados a pensar no que estava lá na frente, naquele momento aonde seríamos bem sucedidos e felizes, e com tempo, e quando a gente chega finalmente nesse momento lá na frente, a gente percebe que acabou não se importando com aqueles vários momentos "yupi", e acabou por não ter pensado no que realmente importa, nem tendo prestado atenção nessas pequenas coisinhas que fazem a gente feliz. 
   Temos que ser felizes, e estamos tão preocupados com essa felicidade absoluta que tudo que realmente faz feliz, passa despercebido. Além disso, ainda tem aquele monte de gente que vai falar que a gente não pode ser feliz fazendo o que a gente gosta, aquele exemplo clássico do artista que acaba virando engenheiro porque a família obrigou. A felicidade é restrita a um certo grupo, que ninguém sabe se são ou não felizes de verdade.

   Nosso sistema não está preocupado se a gente está sendo feliz ou não, só se a gente está reproduzindo um modelo que só é bom para ele. 

Filmes sobre sonhos, ou que me fizeram pensar nesse negócio de ser feliz: O Lado Bom da Vida
Um Bom Ano
O Reencontro
8 Mile

terça-feira, 3 de maio de 2016

O Fracasso

   Fracasso é uma palavra bem forte e bem negativa na nossa sociedade, e não só isso, ela também nos assombra a todo tempo. Eu, pelo menos, mesmo com todas as críticas a esse modelo perverso de "bem sucedidos e fracassados", morro de medo do fracasso. E morro mesmo. Dizem que me cobro muito, mas a verdade é que me sinto "um fracasso" com alguma frequência, mas não vou ficar falando sobre minhas angústias.
    Mas afinal o que é o dito fracasso? Segundo o dicionário, é a falta de êxito, o malogro, a derrota. O mesmo mundo que nos obriga a competir insanamente é o mesmo mundo que nos ensina a nunca querer fracassar. Mas com tantas competições e com tantas pessoas, como podem querer que sejamos vencedores sempre? É algo numericamente impossível! E tem mais, nunca nos ensinam a valorizar o treino, a preparação, o aprendizado, e apenas o resultado final.
   Pensando nessa lógica, se não "nascermos" vencedores, possivelmente nunca desaprenderemos a sermos fracassados. Uma coisa bastante cruel é pensar que às vezes somos até mesmo o segundo lugar e isso é uma decepção. Se não formos de um certo padrão não atingimos o sucesso e a partir daí seremos tachados de pessoas que perderam. 
      Nós não temos a obrigação de sermos os melhores em tudo, não temos que achar que essa lógica competitiva é normal, aprendermos a nos desenvolver sem ter que atingir certos padrões é algo bem mais gratificante, pelo menos eu acho que devia ser assim.
     

terça-feira, 1 de março de 2016

Da série desabafos

    Vou aqui discorrer sobre meu momento atual e um pouco sobre o que vivi até pouquinho tempo. Tudo começa depois do resultado do Enem que me trouxe muito desapontamento. Tive uma nota entre mediano e ruim (644). Acho que foi uma das coisas que mais me deixou mal na vida, perincipalmente porque sempre achei o Enem uma prova fácil. Não consegui nada no Sisu, e perto do resultado, no dia anterior e no dia fatídico, tinha o vestibular da faculdade que queria mesmo ir, desde o início do ensino médio, ou desde sempre talvez. Aí teve o resultado da UERJ, que não queria ir, mas passei (numa boa posição até), então comecei a pensar em tudo d enovo, o que eu queria, o que não queria, baseada num monte de incertezas, e sabe, tive certeza que só iria para lá... Não que fosse ruim, sabe? Mas não era o que queria. Passei um pouco mais de um mês chorando quase todos os dias e tendo certeza que ninguém gostava de mim, com medo do que estaria por vir. Fiz a matrícula e dias depois saiu o resultado, tinha passado para a faculdade dos sonhos. Era verdade. E isso foi ontem na verdade, e tudo parece que, começou a sorrir para mim, entendem? Sei que foi um texto desnecessário, mas estou muito feliz por ter realizado um sonho. Agora minha mente vai voltar ao normal e vou me sentir melhor para escrever (projeto 2016, ainda faltam 26 capítulos).

Quem sou eu

Minha foto
Dragão segundo o horóscopo chinês. Nascida no Rio, mas criada em Petrópolis (ainda bem). Além de querer ser professora, sonha em fazer muitas (MUITAS) coisas. Mas enquanto o dia não tem 72 horas, milita por um mundo melhor, escreve, tenta desenhar e bebe mate. Acredita plenamente no poder transformador do palco, dos animais e da educação.