terça-feira, 9 de agosto de 2016

A Metamorfose - minhas impressões


   Li recentemente o livro A Metamorfose de Franz Kafka. A história é sobre o jovem Gregor Samsa, um caixeiro viajante responsável pelo sustento da família, e se mostra, até certa parte do livro, muito orgulhoso de o fazer, que num belo dia acorda transformado em um inseto gigantesco (tudo indica que seja uma barata, mas esse detalhe não fica explícito ao longo do livro). Inicialmente, o protagonista começa a fazer reflexões sobre a vida que tem levado, mas logo a realidade o confronta e seu chefe está o procurando por não ter aparecido na estação para ir ao trabalho. Assim que percebe a sua nova condição, a família adota uma relação totalmente diferente com Gregor, que passa a ser abandonado em seu quarto, nunca limpo, tratado com o maior descaso até mesmo com sua alimentação, além de estar fadado a ouvir conversas com teor altamente agressivo sobre ele. 



     A narrativa é extremamente impactante, as cenas são fortes e trazem sentimentos profundos, como o abandono e toda a dor (física e emocional) pela qual Gregor está passando, além de toda desumanidade e podridão mostrada pelos pais. Não só isso, o livro também denuncia a condição do homem no mundo burguês: o fato do valor de alguém ser determinado pelo trabalho. A partir do momento que Gregor se mostra incapaz de sustentar a família ele é abandonado, e não só isso (SPOILER!), a família só se vê feliz novamente quando "se livra" dele. Trazendo uma reflexão importante sobre a nossa relação com o mundo e as pessoas a nossa volta. Altamente recomendado, um livro que não será esquecido facilmente. 

Quem sou eu

Minha foto
Dragão segundo o horóscopo chinês. Nascida no Rio, mas criada em Petrópolis (ainda bem). Além de querer ser professora, sonha em fazer muitas (MUITAS) coisas. Mas enquanto o dia não tem 72 horas, milita por um mundo melhor, escreve, tenta desenhar e bebe mate. Acredita plenamente no poder transformador do palco, dos animais e da educação.